Venda de celulares piratas já representa 20% do mercado nacional.

(reprodução/internet)
Muito cuidado ao comprar um celular barato, a maioria desses produtos importados vendido sem nota pode ser falsificado. A equipe do blog Advogado de Defesa faz um alerta importante sobre o crescimento das vendas desses aparelhos no mercado nacional. Segundo Gisele Tamamar ressaltou em seu artigo o Brasil tem cerca de 11,4 milhões de aparelhos piratas sendo usados. Hoje segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Nokia de Tecnologia (INdt) a venda desses aparelhos já representam 20% do mercado nacional.

Um dado importante divulgado na pesquisa diz respeito à funcionalidade do aparelho. Foi verificado que os celulares falsificados falharam em 26% das tentativas de ligações e 24% das ligações caíram. Além disso, apresentam baixa qualidade de material, falta de conectividade com a internet e capacidade reduzida em manter as ligações quando o usuário está em movimento, além de prometer ferramentas que não funcionam. O estudo comparou 44 imitações com equipamentos originais.

Não bastassem esses problemas os aparelhos piratas também apresentaram outros relacionados à capacidade do telefone em manter a ligação enquanto se move entre as células – áreas cobertas pelas antenas ou estações de rádio base.

O blog Advogado de Defesa separou os compradores de produtos falsificados em dois tipos: aqueles que compram pelo preço baixo e os que são enganados. O consumidor que não quer ser enganado também deve prestar atenção se o produto é vendido com nota fiscal, se tem garantia e manual de instruções em português.

Momento Verdadeiro - Advogado de Defesa.

Comentários