Manifestação contra mudanças na distribuição dos royalties reuniu cerca de 200 mil pessoas, segundo organizadores.

Momento Verdadeiro - Nesta quinta-feira (10) cerca de 150 mil pessoas participam da manifestação contra as mudanças na distribuição dos royalties do petróleo na avenida Rio Branco e na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. A estimativa de público foi feita pela Polícia Militar. Os organizadores, no entanto, falam em 200 mil pessoas.
Foto - Divulgação - Cabral e Eduardo Paes 
Vários municípios participaram do evento. Os manifestantes foram em ônibus fretados por empresas e prefeituras. A caravana de Macaé estava composta de 120 ônibus. Campos dos Goytacazes que já levou em outra oportunidade centenas de ônibus patrocinados pela Prefeitura, dessa vez aguardava 100 ônibus cedidos pelo governo do Estado, mas segundo informações divulgadas pela Secretaria de Comunicação dos 100 prometidos chegaram apenas 20. Os municípios de Campos e Macaé perderão grande parte de sua receita caso a decisão do Senado sobre a redistribuição dos royalties do petróleo seja mantida. De acordo com dados do governo estadual, o Rio de Janeiro vai perder, já em 2012, cerca de R$ 3,3 bilhões.
Reprodução foto: José Egberto da Silva
Celebridades também participaram do evento. A atriz Fernanda Montenegro abriu o protesto no palco montado em frente à Câmara Municipal e lendo o que foi chamado de Manifesto do Rio afirmou: "Um dos pilares da democracia é a Justiça, que assegura a convivência pacífica entre os cidadãos".
Reprodução foto: José Egberto da Silva
Antes da atriz ler o manifesto, o cantor Tony Garrido cantou o Hino Nacional acompanhado de um músico que tocava violino. Em seguida, a atriz Cissa Guimarães anunciou a exibição de vídeos com depoimento de artistas como Caetano Veloso. "Mexeu com o Rio, mexeu comigo", disse o cantor baiano em seu depoimento. A apresentadora Xuxa Meneghel também fez questão de participar do protesto, entre outros artistas e celebridades.
Aliados e rivais na política fluminense estão juntos no palco,mostrando que o ato é suprapartidário. O protesto reúne o ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho (PR) e sua mulher, a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho.


Redação do Momento Verdadeiro/ com Agências.

Comentários