Operação "Caixa Preta" contra fraude no INSS tem 16 presos no RJ.

(Reprodução)
Sobre a operação “Caixa Preta” – Participaram da operação a Polícia Federal, Ministério Público e Ministério da Previdência Social foi realizada ontem (24), e os agentes da Policia Federal prenderam 16 pessoas acusadas de fraudar o INSS.


De acordo com a polícia, a organização criminosa utilizou vítimas de grandes desastres aéreos no país, como o choque entre o avião da Gol e o jato Legacy, a queda do avião da Air France e a colisão da aeronave da TAM nas redondezas do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, forjando falsas relações de parentesco e dependência econômica para subsidiar a concessão irregular de pensões por morte. O prejuízo aos cofres públicos é estimado inicialmente em R$ 3 mihões.
Os fraudadores atuavam a partir da falsificação de documentos públicos e da inserção de dados falsos nos sistemas da Previdência Social. Inicialmente foram identificados cerca de 160 benefícios fraudulentos ou com sérios indícios de irregularidade. Estão sendo cumpridos 17 mandados de prisão preventiva, envolvendo cinco servidores do INSS, e 28 mandados de busca e apreensão.
Os investigados poderão responder por estelionato, inserção de dados falsos em sistemas de informação, falsidade ideológica, falsificação de documento público, advocacia administrativa e formação de quadrilha. Cerca de 160 policiais e técnicos da Previdência Social participam da operação, cumprindo os mandados na área metropolitana da Cidade.
Momento Verdadeiro/com informações da Agência Rio de Notícias.

Comentários