Os fiéis e os investimentos bilionários na construção de mega-templos.

(Reprodução - As grandes igrejas poderiam fazer mais pelos fiéis.)

O conforto oferecido nos mega-templos é incomparável, lá sempre encontraremos confortáveis assentos acolchoados, ar condicionado, um ambiente "perfeito" para ouvirmos a Palavra de Deus. E quando o culto acaba muitos voltam esperançosos para os casebres nas comunidades. Assim milhões de fiéis financiam os templos físicos que são erguidos numa terra cercada de ambições e alienada pelo poder. De posse de tamanho império bem que alguns líderes poderiam fazer mais para ajudar os fiéis.

Uma reportagem da publicada pela Revista Época destacou a construção de gigantescos templos para multidões como um fenômeno histórico mundial. Os católicos há séculos investiram em grandes igrejas, chamadas de basílicas e catedrais. Os muçulmanos, também seguindo os ensinamentos de Maomé, edificaram grandes mesquitas como prova de fé. Segundo a revista agora as Igrejas evangélicas também entram nesse cenário da história com megaconstruções desse tipo.

As primeiras foram erguidas nos Estados Unidos e Coreia do Sul na década de 1970, mas logo se espalharam pelo mundo. A Winners Chapel (Capela dos Vencedores), por exemplo, que fica na Nigéria, abriga 250 mil fiéis.

No Brasil existem várias mega-construções evangélicas em andamento. A Igreja Mundial do Reino de Deus, em Guarulhos, na Grande São Paulo, está construindo a Cidade de Deus que receberá até 150 mil pessoas. No Recife, a Assembleia de Deus está concluindo um templo para 30 mil fiéis. A Igreja Batista da Lagoinha, na capital mineira, planeja acolher 35 mil pessoas.

Nos anos 80, igrejas evangélicas brasileiras passaram a comprar grandes salas de cinema, com capacidade para até 2 mil pessoas. Na década seguinte, começaram a levantar edifícios majestosos como a Catedral Mundial da Fé (Igreja Universal do Reino de Deus), no Rio de Janeiro, que têm capacidade para até 15 mil fiéis. E assim cada denominação foi buscando ampliar “sua tenda”. Destaca a reportagem da Revista Época.


Exclusivo: Pastor fala sobre crescimento dos casos de adultério entre pastores e obreiras...


Comentários : Pastor Washington Luiz.
Momento Verdadeiro.

Comentários