Detran-RJ: Motorista com multas será barrado na vistoria.


(Divulgação)
Fique por Dentro! De acordo com informações da agência O Dia, a partir de hoje, só poderá agendar qualquer serviço relacionado a veículos no Detran-RJ quem não tiver dívidas com multas nem com taxas do órgão. Motoristas que agendaram vistoria anual obrigatória até ontem, mas estão inadimplentes poderão fazer a vistoria até o dia 13 de abril. Porém, o documento do carro só será emitido após a comprovação de quitação dos débitos. “Entretanto, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) está condicionada ao retorno ao posto de vistoria no prazo máximo de 30 dias, com a devida quitação”, explicou a nota. Circular sem o CRLV vale multa de R$ 53,20 e três pontos na carteira de habilitação.
Segundo o Detran-RJ , a mudança foi possível porque o estado conseguiu derrubar no Supremo Tribunal Federal (STF) decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O acórdão fluminense permitia a inspeção e emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de motoristas inadimplentes. O estado se baseou na Lei 9.503/97, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.

Mudança também nas placas
A partir de segunda-feira, outras duas regras passam a valer: será obrigatória a utilização de placas e tarjetas de identificação refletivas no primeiro emplacamento de veículos nacionais e importados.
Já os mesmos itens de identificação de motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos motorizados terão suas dimensões modificadas, conforme regulamentação do Contran.

As informações são do jornal O Dia.

Comentários

  1. Acho tudo muito engraçado, pagamos o IPVA, tudo bem obrigação de quem decide ter um veiculo, agora pagamos a taxa do Detran que acho abusiva, entramos em uma fila horrorosa para fazer a vistoria, com pessoas nem um pouco agradáveis. Agora a respeito das placas deviam ser Fornecidas pelo próprio Detran e de graça pelas taxas que já pagamos, em setembro fiz a vistoria da minha moto e fui obrigado a fazer uma placa refletiva, paguei a placa, a tarjeta, e o selo, agora eles arrumam uma placa nova e nos que devemos pagar?

    ResponderExcluir
  2. A eleição ta chegando eles tem q arrumar algum jeito de fazer fundo pra prestar conta da robalheira que eles fazem durante seus mandatos e nós é q se fu...

    ResponderExcluir
  3. Entendo que agora o Detran conseguiu transformar as multas de transito numa nova receita, porque condicionando a vistoria do veiculo somente apos o pagamento da multa e um absurdo. Porque a lei faculta efetuar defesa daquela inflação em varias instancias, inclusive se o infrator nãos vier a cometer a mesma inflaçao durante o periodo de 12 meses sera perdoado daquela divida.

    ResponderExcluir
  4. O detran dessa vez pisou na bola direitinho,eles se decidirão que os veiculos não podem mais ser vistoriado com multas ta eu até concordo ma stinha que ter um aviso com bastante antecedencia,pq dinheiro não nasce em arvore.
    Como um trabalhador vai pagar umas multas assim em cima da hora,ou paga a multa ou come, o negócio é todo mundo andar com os carros atrasados.
    É UMA VERGONHA SÓ NO BRASIL

    ResponderExcluir
  5. Só fica de bla-bla-bla quem não está quites com as suas obrigaçoes legais.
    Detran é uma das autarquias mais importantes do Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.