Com sede definitiva - "Elite da PM do Rio" anuncia nova estratégia de combate ao crime.


(Divulgação - "Caveirão" Blindado usado nas operações do BOPE)

Fiquei sabendo - Que o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) já começou a se mudar de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, para Ramos, na Zona Norte. O local será transformado, dentro de um ano, numa espécie de cidade da elite da PM, sob coordenação do Comando de Operações Especiais (COE) e possuirá um contingente de cerca de 2,6 mil policiais. 
"O Batalhão de Choque vai ser mais enxuto, sem o Grupamento Tático de Motociclistas (GTM) e o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe). Ele terá inicialmente entre 680 e 700 policiais. Neste novo modelo, ele se encaixa melhor em operações especiais e não em ações especializadas", explicou a coordenação do COE.
Com a sede definitiva e a concentração de todas as unidades de elite, a PM colocará em ação a nova estratégia de enfrentamento do crime organizado: missões conjuntas das tropas sob uma mesma coordenação e aquarteladas num mesmo lugar. As ações serão facilitadas pela localização próxima à Avenida Brasil e às linhas Vermelha e Amarela. Além disso, a região é estratégica para a segurança pública por ser porta de entrada da cidade.
"O COE não atuará em ações ordinárias, mas apenas em momentos de conflito ou em grandes operações de intervenção em que haja necessidade de contundência, seja através de operações isoladas de uma unidade ou em conjunto. Não existe hoje uma atuação conjunta de todas essas unidades que, por si só, já são virtuosas. Juntas, então, serão muito melhores", justifica o coronel Hugo Freire.
O cálculo do coronel é concluir as obras até outubro de 2013 e reunir todas as unidades na nova sede até dezembro.
*Com informações da Agência Rio de Notícias.

Comentários