Apóstolo Valdemiro Santiago pode receber multa de 200 mil reais por "showmício" em Rondônia.



(Reprodução: "Já vendi gado para pagar horário na TV", diz Valdemiro Santiago)


Mundo Gospel Valdemiro Santiago pode ter que vender mais algumas cabeças de gado de seu rebanho. Segundo informações do portal “Gospel Prime” o apóstolo deve receber uma multa de R$200 mil reais por ter apoiado um candidato a senador em Rondônia durante um evento em 2010 que aconteceu Espaço Alternativo de Rolim de Moura.

O líder da Igreja Mundial do Poder de Deus teria apresentado o então candidato Ivo Cassol (ex-governador do Estado) como representante da “obra de Deus” o que para o Procuradoria Regional Eleitoral de Rondônia (PRE/RO) é uma propaganda eleitoral não permitida pela Justiça.

Ivo Cassol foi eleito e cumpre seu mandato como senador, mas pode ser cassado e ficar inelegível por oito anos assim como seus suplentes, Reditário Cassol e Odacir Soares Rodrigues, que estão sendo investigados na ação judicial eleitoral de n° 2653-08.2010.6.22.0000.

O processo está em fase final e até os primeiros dias de maio deve ter uma sentença. Para a Promotoria Eleitoral o evento, que foi transmitido pela TV e pela Internet, desviou sua finalidade religiosa “para promover candidatos”. Como o líder religioso ainda “abençoou” os candidatos a Justiça chegou a pedir o encerramento imediato do show, mas o juiz não foi localizado e o evento prosseguiu.

O procurador regional eleitoral, Heitor Soares, caracteriza a situação como grave porque “baseada no argumento da fé religiosa, da crença das pessoas, abusou-se do poder de autoridade religiosa e da própria liberdade religiosa, garantida constitucionalmente, em prol de candidatos, como se estes fossem – com a benção e as palavras de fé – representantes de Deus na Terra”. As informações foram divulgadas no portal Gospel Prime.