Tanque de guerra carregado com pães desfila pelo Rio para chamar a atenção sobre o desarmamento.


Divulgação - Crédito da Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Agência Brasil - Um tanque de guerra em tamanho real, carregando pães no lugar de armas, subiu hoje (19) a comunidade de Santa Marta, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. O ato, denominado de Apelo para a Rio+20: Desarmamento para o Desenvolvimento Sustentável, tem o objetivo de chamar a atenção, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, para o redirecionamento dos gastos militares ao financiamento do desenvolvimento sustentável.
O tanque, que circulará no Rio de Janeiro de hoje até sexta-feira, apresenta no seu interior um jardim, símbolo de como os recursos que financiam a indústria militar poderiam ser usados no combate à fome e à pobreza. A organização não governamental (ONG) Viva Rio e institutos internacionais apoiam a iniciativa.
De acordo com um levantamento do Banco Mundial, menos de 5% dos investimentos militares globais, que somam cerca de US$ 1,7 trilhão por ano, seriam suficientes para cumprir os objetivos do planeta definidos na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio92, há 20 anos.
Durante o ato, a Viva Rio aproveitou para disseminar a Campanha Nacional de Desarmamento e incentivar as pessoas a entregarem suas armas de fogo.

Comentários