Agricultores de São João da Barra são beneficiados com tratores doados pela LLX.


Os cinco tratores doados pela LLX, empresa de logística do Grupo EBX, aos agricultores do 5º Distrito de São João da Barra (RJ), já começam a mostrar resultados nas lavouras. De setembro de 2011 a junho de 2012, foram realizados 1.360 atendimentos, num total de 2.923 horas de trabalho. Segundo levantamento da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o aluguel de um trator para preparar a terra para o plantio custa, em média, R$ 80. Graças aos equipamentos doados pela LLX, em nove meses, cinco associações agrícolas beneficiadas do 5º deixaram de gastar R$ 233.840,00 com arrendamento de veículos.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Pipeiras, João da Silva Crispim, informa que a produção na localidade quase que dobrou por conta dos tratores. Isso porque, segundo ele, a terra é preparada com maior rapidez e eficácia. Ele explica ainda que, para ter acesso ao benefício, é necessário se cadastrar à associação e agendar o serviço.

“A principal cultura que temos aqui em Pipeiras é o abacaxi e a minha produção cresceu 40%. E não foi só nossa produtividade que cresceu. O número de associados também aumentou nesse período. Antes éramos menos de 120 e agora estamos com quase 500 pessoas. Não tínhamos condições de comprar um trator e essa doação foi um grande benefício para nossa comunidade. Agora temos um equipamento à nossa disposição”, ressaltou João.

Segundo o gerente geral de Integração e Sustentabilidade, Guilherme Quentel, o Grupo EBX acredita no desenvolvimento sustentável e, por isso, está contribuindo para a construção em São João da Barra de um amplo processo de gestão de território que garantirá que a riqueza gerada pelos investimentos no Complexo Industrial do Superporto do Açu sejam traduzidos em benefícios para a população local.

“No 5º Distrito, além da doação de cinco tratores para as associações de agricultura que beneficiam um grande número de produtores rurais, estamos investindo em projetos de cultivo protegido, que já apresentam impactos positivos na produtividade dos agricultores da região”, destacou Quentel.

A LLX oferece ainda monitoramento dos trabalhos de preparo de solo para plantio, assistência técnica e manutenção.

Assessoria de Imprensa. 

Comentários