Soldado Fabiana tinha 30 anos e estava lotada a 4 meses na UPP de Nova Brasília.

Atualmente o Rio de Janeiro tem vinte e cinco Unidades de Polícia Pacificadora. Hoje o efetivo de policiais militares que trabalham em UPPs gira em torno de 5.500. Trata-se de um novo modelo de Segurança Pública e de policiamento com a finalidade de promover a aproximação entre a população e a polícia. Um elo de fortalecimento de políticas sociais nas comunidades. Mas na noite desta segunda-feira, 23, um fato lamentável deve mudar a rotina dos militares que trabalham nessas unidades. A soldado Fabiana Aparecida de Souza, 30 anos, foi atingida por um tiro de fuzil 762 e morreu em serviço. 

A policial estava trabalhando na Unidade de Polícia Pacificadora da Comunidade de Nova Brasília, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, quando dezenas de bandidos atacaram o local, houve um intenso fogo cruzado dos criminosos e Fabiana foi alvejada.

Um dos policiais que atendeu o pedido de ajuda dos colegas que estavam na UPP disse: "Só tivemos tempo de resgatar a colega e deixar o local rapidamente. Vi pelo menos três deles armados de fuzis", contou um dos PMs da UPP da Fazendinha que socorreu Fabiana."
Segundo informações da agência "O Dia", Fabiana estava lotada a quatro meses na UPP Nova Brasília. Ele tinha se formado a cerca de um ano. Ainda segundo colegas de farda, a irmã dela também faz curso para ser policial. A família é natural de Valença, no Sul Fluminense, divisa com Minas Gerais. "Ela era jovem e tinha o sonho de ser policial, mas infelizmente seu sonho durou pouco. Foi mais curto que poderia imaginar”, disse um deles revoltado. 

Após o ataque, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) entraram na comunidade. Policiais do Batalhão de Choque (BPCHoque) e do 16º (Olaria), 22º (Maré) e 4º (São Cristóvão) batalhões reforçam o policiamento nas vias de acesso às comunidades do complexo do Alemão. Durante a madrugada não foram registrados novos conforntos ou prisões. A informação de que uma outra pessoa teria sido ferida na ação dos bandidos não foi confirmada. 

Momento Verdadeiro| Com informações do jornal "O Dia".


Comentários