Campos dos Goytacazes: a "Lei da Ficha Limpa" e as eleições 2012.

Campos dos Goytacazes: Nesta quinta-feira (23) o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro  negou o registro de candidatura da prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho (PR), com base na Lei Complementar 135, a Lei da Ficha Limpa. Contra Rosinha pesam duas decisões colegiadas, proferidas no próprio TRE-RJ. Por isso, o Tribunal a considerou inelegível para as eleições deste ano.

Hoje dos cinco candidatos à prefeitura de Campos, apenas Erik Schunk (PSOL) e Zé Geraldo (PRP) tiveram as candidaturas liberadas pelo TRE-RJ sem qualquer contestação. 

Os pedidos de registro de Rosinha Garotinho e de Makhoul Moussallem (PT) foram deferidos, mas contestados pelo Ministério Público Eleitoral. O recurso contra Makhoul ainda será avaliado pelo tribunal eleitoral. Rosinha teve sua candidatura indeferida(aqui)Arnaldo Vianna (PDT) teve o registro da candidatura negado, mas recorreu e ainda aguarda novo julgamento. Ele já foi prefeito da cidade e teve as contas do tempo em que comandou o município rejeitadas. Baseado nisso, o tribunal não aceitou que Vianna entrasse na disputa. Ele, no entanto, vem fazendo campanha normalmente, à espera da nova decisão. 

Repercussão: O portal Terra informa -- o tumultuado início do processo eleitoral em Campos, na região norte do Rio, não difere muito do que vem sendo observado nos últimos anos. Em 2008, Rosinha e Vianna também se enfrentaram nas urnas, e após uma sucessão de liminares vetando ou liberando as candidaturas, Rosinha foi confirmada como prefeita. A eleição de 2008 chegou a ser anulada, e um novo pleito marcado posteriormente. Mas Rosinha obteve autorização do TSE para seguir à frente da prefeitura. 

Não faltaram também denúncias de compras de votos em regiões pobres da cidade. A Polícia Federal reforçou a segurança nas eleições da cidade para inibir ações deste tipo, mas o TRE-RJ, ainda assim, recebeu denúncias de irregularidades. Ninguém foi condenado.

Momento Verdadeiro| Com informações do portal Terra.

Comentários