Apagão deixa milhões de pessoas sem luz no Nordeste.

Estima-se que mais de 5 milhões de pessoas ficaram sem o fornecimento de energia no Nordeste, no último sábado (22). O Ministério das Minas e Energias tratou o incidente como uma "pertubação" no sistema elétrico da região e convocou o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) para averiguar o caso. 
O "apagão" aconteceu por volta das 15h50 e atingiu em sequência os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) , responsável pelo Sistema Interligado Nacional, a falha provavelmente teria ocorrido em um transformador, na interligação Sudeste-Nordeste e Norte-Nordeste. No sábado, foi detectada uma explosão de um equipamento na subestação da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) na cidade de Imperatriz. Como o sistema é interligado, esse incidente pode ter provocado a queda de energia elétrica em toda a região.
Ainda de acordo com o ONS, a pane ocorreu das 15h50 às 16h20 e afetou vários bairros do Recife e outros municípios pernambucanos e na sequência os demais estados. Um mecanismo de segurança corta a carga de energia de forma seletiva com a detecção do problema para evitar que a descarga danifique aparelhos. Nesse caso, apenas serviços essenciais, como hospitais e escolas, não deixam de ser abastecidos.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou no sábado que, quando acontece falha no serviço elétrico, o ONS convoca uma reunião para tratar do assunto. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, convocou para esta segunda-feira, às 15 horas, uma reunião extraordinária com o CMSE.
(Foto reprodução internet)
Momento Verdadeiro| Com informações da R. Veja.

Comentários