"Jornal Nacional": Técnica de enfermagem pode ter infectado bebês com tuberculose em Campinas.

(Foto reprodução Jornal Nacional/TV Globo) 
-->
O Jornal Nacional (Globo) exibiu uma reportagem nesta quinta-feira, 20, sobre uma técnica de enfermagem que é suspeita de ter infectado com tuberculose três recém-nascidos em uma maternidade de Campinas, no interior de São Paulo.
Segundo informações do JN, os três bebês nasceram no Hospital Madre Theodora, e, meses depois, os médicos descobriram que estavam com tuberculose. A suspeita é de que eles tenham sido contaminados por uma técnica de enfermagem que estava doente e não sabia. Ela já foi afastada. A tuberculose é curável se for logo diagnosticada.
A doença é causada por uma bactéria que afeta, principalmente, os pulmões. Entre os sintomas estão tosse, febre, falta de apetite e cansaço. Ao todo, 700 funcionários foram submetidos a exames e nenhum deles está com tuberculose. A direção do hospital informou que não há riscos para os pacientes internados e que mudou o procedimento para avaliar a saúde dos trabalhadores.
“O exame periódico feito nos funcionários é anual, e passamos para semestral, e obrigatoriamente com raio-x de tórax”, afirmou o diretor técnico do hospital, Sérgio Luiz Ponciano.
Ao todo, 1,3 mil crianças que estiveram internadas na ala do berçário, onde a técnica de enfermagem trabalhava, de janeiro a julho, vão passar por exames. A prioridade é avaliar a saúde daquelas que tiveram contato direto com a profissional. Ela e as crianças infectadas estão sendo medicadas.
Fonte: Jornal Nacional.

Comentários