Trabalhador terá novo documento para receber seguro-desemprego e FGTS.

No Brasil o trabalhador que for demitido terá que assinar um novo tipo de documento mais detalhado para receber o seguro-desemprego e o fundo de garantia por tempo de serviço. A informação foi divulgada ontem, 28, no "Jornal Nacional" (Globo).

O novo documento tem muito mais detalhes. Tem um campo específico até para as gorjetas, caso tenham sido recebidas. Outra novidade, é o controle das horas-extras, do sábado, do domingo, de dias da semana que agora serão detalhadas separadamente, assim como férias as vencidas e proporcionais por período de aquisição.

Para o Ministério do Trabalho o novo formato do documento vai deixar mais claro o que está sendo pago na rescisão. Segundo Manoel Messias, sec. de Relações de Trabalho, o trabalhador saberá detalhadamente o que está recebendo, com verbas rescisórias e o que está sendo deduzido, e a empresa também tem certeza que está pagando o empregado e quitando e dando segurança jurídica ao final do contrato.

As empresas e os trabalhadores devem ficar atentos aos prazos das mudanças. A partir de 1 de novembro os formulários novos serão obrigatórios e rescisões feitas em formulários antigos não serão aceitas pela Caixa Econômica Federal para liberação do seguro-desemprego e do FGTS.

Momento Verdadeiro| Notícias.
Com informações do "Jornal Nacional".

Comentários