Glória Maria, do Globo Repórter, se orgulha de ser "neguinha".


Momento Verdadeiro|Fonte 'O Fuxico'.

Ser chamado de "NEGUINHA" pode ser considerado ofensa para muitas pessoas, mas não para Glória Maria. A experiente jornalista do Globo Repórter disse ao site "O Fuxico" que é negra e gosta do apelido carinhoso de "neguinha", que ganhou de seus amigos. 
[Glória Maria - jornalista - Rede Globo| Foto reprodução internet] 
Glória Maria não gosta do vocábulo "afrodescendente""Desculpa, mas acho uma idiotice. Nós somos negros e ponto. Quando eu cheguei na tevê, todo mundo me chamava de Neguinha e eu era muito feliz! Se chama de branquinha alguém se ofende? Acho que a ofensa não está no Neguinha, mas na maneira que você diz, no tom que você diz. Às vezes, você ofende com o olhar, com o gesto. Meus amigos até hoje me chamam de neguinha. Até 15 anos atrás, na Globo, todo mundo me chamava de Neguinha e eu me sentia orgulhosíssima e me sinto até hoje."


Glória Maria disse ainda que não vê muita diferença entre o mercado de trabalho para jornalistas negros, desde a época em que começou na tevê até hoje. Ela assinala que consegue enumerar cerca de seis ou sete nomes. "Quando eu comecei, fui a primeira repórter negra da televisão. E de lá pra cá mudou muito pouco, hoje continua tendo poucos. Eu tenho 33 anos de jornalismo, não é possível que nesses anos não tenha aparecido outros negros de talento, se apareceram tantos brancos talentosos. Alguma coisa está errada, é uma conta que não bate. Então, com relação ao mercado de trabalho e ao racismo, a gente caminhou pouco. Temos feito ações para combater esse ranço, mas resultados reais, de alma, vejo pouco."

Comentários