O "fim do mundo" foi uma jogada de marketing, mostra Discovery Channel.


Os mistérios sobre o fim do mundo.  De acordo com especialistas e teóricos do apocalipse concordam que o calendário maia  “termina” no ano que vem. Ele consiste em 13 Baktuns, cada um com aproximadamente 394 anos de duração, e estamos chegando ao final do 13° Baktun. No entanto, em uma coisa os dois grupos não concordam: o verdadeiro significado do calendário. A informação foi divulgada no canal Discovery.
Tudo não passou de uma jogada - É o que mostra a reportagem de Ian O’Neill. A matéria diz que os arautos do apocalipse tentarão convencer você de que o “fim” da Contagem Longa do 13° Baktun é a base de uma profecia maia do “fim do mundo”. Afinal, como todo bom vendedor de óleo de cobra, é preciso apavorar o público antes de lhe vender um livro sobre o assunto.

De acordo com estudiosos, que de fato sabem alguma coisa sobre esta cultura, os maias jamais fizeram tal profecia: “É preciso esclarecer isso de uma vez por todas. Não existe nenhuma profecia sobre 2012″, afirma categoricamente Erik Velasquez, especialista em entalhe da Universidade Autônoma Nacional do México (UNAM). “É uma jogada de marketing”.

O Instituto Nacional de História Antropológica do México, provavelmente farto de receber tantos e-mails histéricos sobre falsas teorias apocalípticas, também se posicionou: “O pensamento messiânico ocidental distorceu a visão de mundo das antigas civilizações, como os maias”

O instituto diz que dos 15.000 textos glíficos encontrados nas ruínas do império maia, somente dois mencionam 2012. Você achava que o fim dos tempos deveria ter menções mais expressivas, certo? Eventos posteriores a 2012 também são citados, portanto, esse apocalipse não é tão inexorável quanto os fatalistas querem fazer crer.

Momento Verdadeiro| Fonte Discovery Channel.

Comentários