Regina Casé constrangeu deficientes físicos, diz revista.

[Regina Casé e a presidenta Dilma Rousseff | Programa Esquenta/Globo]

No último domingo, 09 de dezembro, estreou a terceira temporada do "Esquenta", na TV Globo. O programa mostrou a apresentadora Regina Casé entrevistando a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. O assunto foi inclusão social de portadores de deficiência. 

Na ocasião a apresentadora conseguiu levar a presidente a um centro de reabilitação, em Brasília.“Meu marido sofreu um acidente e foi tratado ali. Eu queria mostrar para as pessoas que existe saúde pública de qualidade sim”, contou Regina durante entrevista coletiva.

Entretanto, de acordo com a revista Veja, Regina Casé se colocou numa saia-justa na estreia do Esquenta. Pois na plateia, a apresentadora recebeu deficientes físicos tratados na Rede Sarah Kubitschek e ao pedir para a plateia corroborar com o grito de "Xô preconceito", Regina Casé, empolgada, convidou a todos a levantar a mão e, logo depois, soltou o comentário constrangedor: "Quem puder levantar a mão, né?"

O programa é gravado, portanto, manter a gafe na edição foi uma decisão da direção, talvez, numa tentativa de referendar o clima de espontaneidade do Esquenta. Mas não funcionou, segundo a publicação. 

Ainda de acordo com a Veja, antes disso, a apresentadora também chamou ao palco uma anã paramentada como rainha de escola de samba. "Não gosto de ser chamada de anã, prefiro baixinha", disse a convidada antes de sambar.

Mas a apresentadora Regina Casé talvez não tenha tido a intenção de constranger os deficientes da mesma maneira que a presidente Dilma Rousseff, que também cometeu uma gafe com os deficientes. 

Na última terça-feira, quando fazia um discurso na abertura da Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, em Brasília, a presidente usou a expressão "portadores de deficiências", considerada pejorativa, e recebeu uma vaia do público.

Rapidamente a presidente se retratou: “Desculpa, eu quis dizer ‘pessoas com deficiência’. Eu entendo que vocês tenham esse problema. Portador não é muito humano, né? Pessoa é”. Esclarecido o equívoco, voltou a ser aplaudida pelos presentes.

Publicidade

Fonte: Revista Veja | Momento Verdadeiro.

Comentários