Após incêndio da Boate Kiss, centenas de "casas noturnas" são interditadas no Brasil.

Reportagem de Washington Luiz.
Do Momento Verdadeiro.

É obrigação das autoridades exigir de estabelecimentos que cumpram todas as normas, (destacando aqui "segurança") claro que cada segmento tem suas exigências a cumprir, isso antes mesmo de liberar a autorização para o funcionamento do respectivo estabelecimento, digo mais: esse dever vai além, pois após essa liberação também é obrigação das autoridades inspecionar -- já que cobram impostos dessas instituições comerciais. 

Esse é um sistema padronizado. No entanto, sabemos que não é bem assim que funciona, pois há casos em que prevalecem a omissão – “vista grossa” – por parte de quem deveria fiscalizar – o famoso e conhecido “jeitinho brasileiro”. 
(Boate Kiss | Reprodução de Internet)
Mas infelizmente, na madrugada do último domingo, dia 27, aconteceu uma  tragédia que chocou o país e o mundo. O incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deixa um saldo de mais de 200 mortos e centenas de feridos. Segundo informações, durante a apresentação da banda “Gurizada Fandangueira” foi realizado um show pirotécnico (em ambiente fechado) que causou o incêndio. 

Desde então, motivados pela tragédia, vem sendo descoberto que centenas, talvez milhares de “casas noturnas” estão funcionando com algum tipo de irregularidade e algumas já estão sendo interditadas. 

No caso da Boate Kiss as investigações para apurar responsabilidades estão em andamento. 

Que o fato sirva de alerta, mas não somente em relação às casas noturnas, pois os acidentes são sempre iminentes, e se cada um fizer sua parte, tragédias como essas podem ser evitadas.

Comentários