Barack Obama defende a igualdade de direitos em seu discurso de posse.

Barack Obama, presidente reeleito dos Estados Unidos, realizou seu discurso de posse por volta das 15h20 desta segunda-feira, 21. 
Barack Obama  toma posse para seu 2º mandato como presidente dos EUA.- (Crédito da Foto: Emmanuel Dunand/AFP)
Obama fez um discurso apartidário e conciliador, em que não citou os nomes do seu Partido Democrata e dos oposicionistas republicano. Ele disse que os Estados Unidos deve se unir como uma "única nação" para superar os obstáculos em áreas como a economia, a educação ou a infraestrutura. "Agora, mais do que nunca, devemos fazer estas coisas juntos, como uma única nação e um único povo", afirmou Obama nas escadarias do Capitólio, a sede do Congresso, em Washington.

Barack Obama também falou sobre  os direitos de igualdade para "irmãos e irmãs gays" - "Nossa jornada não vai estar completa até nossos irmãos e irmãs gays serem tratados como qualquer um sob a lei -pois, se somos todos realmente criados iguais, então certamente o amor que temos uns pelos outros deve também ser igual", disse que pediu também uma "melhor maneira de dar as boas-vindas aos imigrantes", além de prometer renovar "fortes alianças" em todo o mundo e fazer frente à ameaça da mudança climática. 

Com sua mão esquerda sobre a Bíblia da família de sua esposa Michelle, Obama fez o juramento. Após a cerimônia, o presidente abraçou sua esposa e suas duas filhas Malia, de 14 anos, e Sasha, de 11, antes de declarar "eu fiz isso".
Beyoncé cantou o hino nacional no encerramento da cerimônia- (Crédito da Foto: Emmanuel Dunand/AFP)
Momento Verdadeiro| Com Agências.
(G1, Band, Globo News, AFP).

Comentários