GCM quase estrangulou skatista em SP, "cheguei a ficar sem ar,"disse o jovem.

Cartão vermelho para violência! Um guarda civil quase estrangulou um jovem em São Paulo. As imagens da ação do servidor público foram parar na internet. A vítima nesse caso foi o skatista William Matheus, de 20 anos. De acordo com informações da Folha de S. Paulo,  duas agentes fardadas da GCM não impediram a ação do homem.

No vídeo é possível ver um dos skatistas tentando ajudar Matheus, mas é impedido por uma das agentes. E quando o homem libera o jovem, uma das GCMs joga spray de pimenta em skatistas que viam a ação. O GCM à paisana também joga spray de pimenta no garoto que filmava. O agente faz ameaças, diz que Matheus jogou pedras neles e sai.

Relatos do skatista: Matheus disse à Folha de S. Paulo que a confusão teve início quando as agentes abordaram um rapaz que estava usando bancos de madeira para manobras --a prática, que danifica os bancos, é alvo de reclamações dos demais usuários da praça.

O rapaz teria reagido à ordem da GCM. Matheus disse que só olhava a confusão quando foi abordado por uma das agentes. "Nem sabia o que estava acontecendo. De repente o agente à paisana me imobilizou. Cheguei a ficar sem ar."

Comunicado da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo - A GCM-SP disse que não tolera condutas como a dos agentes. Entretanto, não informou o nome dos envolvidos nem quantos foram afastados.

O órgão afirmou que desvios de conduta serão apurados pela Corregedoria-Geral e que atua para apurar e corrigir qualquer excesso.

A Guarda Civil Metropolitana também afastou pelo menos três agentes que se envolveram em uma confusão com skatistas na praça Roosevelt, no centro de São Paulo, após um vídeo do confronto ser divulgado anteontem na internet.

Momento Verdadeiro| Com informações da Folha de S. Paulo.