Com Doodle, Google faz homenagem ao cientista Nicolau Copérnico.

[Com Doodle, Google homenageia  540º Aniversário de Nicolau Copérnico]
Da Equipe do Momento Verdadeiro.

Nesta terça-feira, dia 19 de fevereiro, o Google divulgou um Doodle para homenagear Nicolau Copérnico. Segundo informações, em 1543, o cientista revolucionou o pensamento ocidental tirando a Terra do centro do Universo ao divulgar seu novo trabalho científico. Ele desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar.
Nicolau Copérnico - (Foto reprodução de internet)
Nicolau Copérnico  afirmou que a Terra se move em torno do Sol. O astrônomo polonês contrariou os pensamentos de Aristóteles e Ptolomeu, que defendiam a Terra como centro.  Eles diziam que, caso a Terra se movesse, as nuvens, os pássaros no ar ou os objetos em queda livre seriam deixados para trás. Galileu também combateu essa ideia. 

Também cabe ressaltar que naquele tempo a Igreja Católica aceitava essencialmente o geocentrismo aristotélico, (embora a esfericidade da Terra estivesse em aparente contradição com interpretações literais de algumas passagens bíblicas). Ao contrário do que se poderia imaginar, durante a vida de Copérnico não se encontram críticas sistemáticas ao modelo heliocêntrico por parte do clero católico. Importantes membros da cúpula da Igreja ficaram positivamente impressionados pela nova proposta e insistiram para que essas ideias fossem mais desenvolvidas. Mas a defesa da teoria heliocêntrica, quase um século depois, por Galileu Galilei, deparou-se com grandes resistências no seio da mesma Igreja Católica, segundo informações extraídas da enciclopédia online Wikipédia.

Nicolau Copérnico nasceu no dia 19 de fevereiro de 1473.  Estudou na Universidade de Cracóvia, se especializou em 'Direito Canônico' na Universidade de Bolonha. Um ano depois que o Papa Paulo III restabeleceu a Inquisição, foi publicada, por Rheticus seu discipulo, a obra "De Revolutionibus Orbium Coelestium" em Nuremberga. Nicolau Copérnico morreu em Frauenburgo no mesmo dia [em 24 de maio de 1543] da publicação de sua obra "Da revolução de esferas celestes".


Leia também:

Comentários