Ciclista receberá prótese eletrônica no lugar do braço que o motorista jogou no córrego.


[Divulgação]
SOLIDARIEDADE - O ciclista David Santos de Souza, de 21 anos, vai receber uma prótese eletrônica no lugar do braço que perdeu no acidente na Avenida Paulista, no último domingo.

Assim que operador de rapel se recuperar do ferimento, o empresário Nelson Nolé, diretor da Conforpés, empresa de Sorocaba  referência nacional na fabricação de próteses vai doar um braço eletrônico de última geração a David. O empresário ficou sabendo da situação do jovem por meio das redes sociais.

“O modelo que ele poderá receber ainda depende da avaliação do que restou do membro amputado”, explicou Anderson Nolé, filho de Nelson, fisioterapeuta e técnico em próteses ortopédicas. O custo e as funcionalidades do braço eletrônico, dependendo do que a condição de David suportar, pode chegar a R$ 250 mil.

Veja também:
Motorista que atropelou ciclista  "inviabilizou o reimplante".
Motorista atropela ciclista não socorre e ainda joga o braço da vítima em um córrego.


Segundo o empresário, a recuperação  de David pode levar de dois a três meses e, após esse período, já é possível  ele receber o braço eletrônico. “Depois de tirarmos as medidas, leva uma semana para produzir o braço. Ele receberá um treinamento de mais uma semana para aprender a utilizá-lo”, disse Nelson, também fisioterapeuta.

Um relatório da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) aponta que as mortes no trânsito caíram 9,8% em 2012 em relação ao ano anterior. Porém, as mortes de ciclistas subiram 6,1% no mesmo período. Em 2011, 49 ciclistas perderam a vida no trânsito. Em 2012 foram 52 mortos em bicicletas.

Momento Verdadeiro/ Fonte: O Diário de SP.

Comentários