RIO DE JANEIRO - Forças de Segurança ocupam o Complexo do Caju.


RIO DE JANEIRO - Treze comunidades do Complexo do Caju, na Zona Portuária, e a Barreira do Vasco, em São Cristóvão, foram retomadas pelas polícias Civil e Militar, com o apoio dos Fuzileiros Navais e efetivos da Polícia Rodoviária Federal. A ação, que tem como objetivo a implantação da 31ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do estado, não encontrou resistência e os territórios foram ocupados em apenas 25 minutos. A ação nas duas comunidades contou com mais de 1.300 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Choque (BPChoque), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM), além de 200 agentes da Polícia Civil. Dezessete blindados e um total de 200 militares da Marinha deram apoio tático à ocupação na madrugada de domingo (03/03).

"Esse é mais um passo decisivo na recuperação das áreas ocupadas pelo poder paralelo. Já no primeiro momento, percebemos uma reação positiva da população. Isso é prova da credibilidade desta política de segurança. Há um entendimento de que nossas ações são estruturantes e não conjunturais. São ações que mudam, de fato, a vida de quem mora nas comunidades. Que garantem o direito sagrado de ir e vir, a paz,"  disse o governador Sérgio Cabral, que esteve no Quartel General da Polícia Militar para cumprimentar o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e as equipes envolvidas na operação.

Sérgio Cabral destacou que os resultados obtidos são fruto do trabalho conjunto das polícias e agradeceu o apoio dos governos federal e municipal, e da Marinha Brasileira, que participaram da megaoperação realizada na madrugada de domingo. "Vale ressaltar a integração com o Governo Federal, com a prefeitura do Rio, já chegando com serviços públicos, meus agradecimentos à presidenta Dilma por mais uma vez ter dado todo o apoio à operação, ao Ministro da Defesa, Celso Amorim e ao comandante da Marinha por ter dado apoio com seus fuzileiros navais, à Polícia Federal e Rodoviária Federal e sobretudo à nossa equipe da Secretaria de Segurança Pública que provou o quanto é importante a integração das polícias" - disse Cabral.

Segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública, 16 pessoas foram detidas após a ocupação do Conjunto de Favelas do Caju, na Zona Norte do Rio Janeiro. O Complexo do Caju tem cerca de 20 mil habitantes e está localizado numa área considerada estratégica pela Secretaria de Segurança.

Momento Verdadeiro | Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Comentários