EUA pretende defender o Japão de um ataque da Coreia do Norte.


Estados Unidos - O secretário John Kerry disse neste domingo, dia 14 de abril, que o país está  empenhado em defender o Japão da Coreia do Norte. O representante dos EUA chegou a Tóquio após visitar a Coreia do Sul e a China. Kerry faz um giro pela Ásia para angariar apoio em meio às ameaças da Coreia do Norte de atacar a Coreia do Sul e as bases norte-americanas na região.

Explosões em Boston - governo vai investigar "a fundo" - diz Obama.

“Os Estados Unidos estão completamente empenhados na defesa do Japão”, disse Kerry durante coletiva de imprensa ao lado do ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Fumio Kishida, perante a expectativa de lançamento de um míssil pela Coreia do Norte. O secretário norte-americano, no entanto, insistiu que é necessária uma “resolução pacífica” para a situação.

O Japão está dentro da área de alcance dos mísseis norte-coreanos e por isso o país vem tomando precauções. No sábado, a Agência Nacional de Notícias da Coreia (KCNA) sinalizou que qualquer tentativa do Japão de abater os mísseis norte-coreanos resultaria em guerra.

Entre outras medidas, os japoneses instalaram um sistema americano antimísseis ao redor de Tóquio e enviaram dois navios de guerra para o mar do Japão, com ordens para abater foguetes e mísseis disparados contra o país. ( Com agências: Brasil, Lusa e BBC)

Comentários