Jovem de 22 anos é a primeira mulher que engravida com útero transplantado.


Washington Luiz 
Repórter do Momento Verdadeiro.

Uma turca, de 22 anos, é a primeira mulher do mundo a engravidar com um útero transplantado. A jovem recebeu o órgão de um doadora que faleceu e está grávida de cerca de duas semanas após uma fertilização in vitro bem sucedida. 
Dr. Mustafa Unal e a Derya Sert (Foto: Divulgação)
Derya Sert implantou o embrião no Hospital da Universidade de Akdeniz, na província de Antalya, no sul da Turquia.  O Dr. Mustafa Unal confirmou a gravidez e enviou uma declaração às agências de notícias com a boa notícia, dizendo ainda que "a paciente está muito bem".

De acordo com site português "A Bola", o bebê deverá nascer por cesariana e o útero será retirado nos meses após o nascimento para evitar complicações e o risco de rejeição. É provável que o nascimento seja prematuro, por se tratar de uma gravidez que  tem riscos para a mulher e o feto.

A jovem tinha nascido sem útero, algo que sucede a uma em cada cinco mil mulheres no mundo. Foi a segunda vez que médicos tentaram este procedimento. A primeira vez aconteceu na Arábia Saudita em 2000 e o dador estava vivo, mas o transplante falhou ao fim de 99 dias e o órgão teve que ser removido.

Leia também:
Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda,dia 15.
Homem é operado para retirar uma enguia do intestino.

Comentários