Margaret Thatcher terá funeral com honras militares e será cremada, informa comunicado.

(Crédito da Foto: Luke Macgregor /Reuters)
Margaret Thatcher terá um funeral cerimonial na Catedral de St. Paul e será posteriormente cremada, anunciou Downing Street, descartando um funeral de Estado. "Downing Street pode anunciar que, com o consentimento da Rainha, Lady Thatcher receberá um funeral cerimonial com honras militares", declarou em um comunicado o gabinete do primeiro-ministro David Cameron, sem informar uma data até o momento. A informação é da AFP.

"A cerimônia será seguida por uma cremação privada", diz o comunicado que também informa que tudo foi organizado de acordo com o desejo da família da falecida, e que os convidados devem incluir "um grande número de pessoas e de grupos com conexões com Lady Thatcher", informa o texto

José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, expressou suas condolências pela morte da ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, também conhecida como a "Dama de Ferro". "Em meu nome e no da Comissão Europeia, gostaria de dizer que estou profundamente entristecido pela notícia da morte da baronesa Thatcher", disse o chefe do Executivo comunitário em comunicado.

De acordo com informações da agência "EFE", o presidente da Comissão Europeia defendeu que a governante "foi sem dúvida uma grande estadista" e uma figura "circunspecta, embora comprometida" com a UE. "Será recordada tanto por suas contribuições como por suas reservas ao nosso projeto comum", disse Barroso.

Barroso lembrou que Thatcher assinou o Ata Única Europeia e ajudou a criar o mercado comum no continente. Barroso também afirmou que Thatcher liderou os esforços para "incorporar à família europeia os países do centro e do leste da Europa que estavam formalmente detrás da Cortina de Ferro". "O Reino Unido, sob a liderança de Thatcher, apoiou muito a ampliação da União Europeia", destacou o político português.

Barroso assinalou igualmente que seu legado teve grande influência na hora de "formar o Reino Unido que conhecemos hoje em dia" e seu papel na UE, "que perdura até hoje".

(Momento Verdadeiro com Agência Internacionais)

Comentários