Morre aos 87 anos Margaret Thatcher, a "Dama de Ferro" britânica.


Margaret Thatcher (87 anos), também conhecida como “dama de ferro” pelos soviéticos, morreu nesta segunda-feira, 8 de abril, após sofrer um derrame, informou seu porta-voz. A ex-primeira-ministra permaneceu no cargo entre 1979 e 1990. 

Thatcher foi a primeira mulher a ocupar o cargo de premiê no Reino Unido. "É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciaram que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz após um derrame nesta manhã, disse o lord Tim Bell". A família ainda deve fazer um pronunciamento mais tarde.

Seus três mandatos consecutivos, que totalizaram 11 anos no poder, fizeram dela uma das principais figuras da política mundial do século 20 e, embora estivesse afastada da vida pública, sua doutrina conservadora, o “thatcherismo” continua a ter influência política ainda hoje.

Segundo informações do jornal  O Estado de São Paulo, perto das 9h da manhã, o termo “Dama de Hierro” estava entre os trending topics mundiais. As frases “Iron Lady” e “Prime Minister” também estavam na lista dos termos mais comentados no Twitter.

No seu perfil no Twitter, o primeiro-ministro britânico David Cameron disse que “soube com grande tristeza da morte de Lady Thatcher. Perdemos uma grande líder, uma grande primeira-ministra e uma grande britânica”. Em outro tweet, acrescentou: “Ela não apenas liderou nosso país; ela salvou nosso país.”

Em nota, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, diz que ficou “extremamente triste” quando soube da morte de Thatcher. “Sem dúvidas ela foi uma grande estadista, a primeira premiê de seu país e uma personagem engajada na União Europeia. Como vocês podem lembrar, a Inglaterra sob a liderança de Thatcher deu grande apoio à expansão da UE.”

O ex-secretário de estado Henry Kissinger disse à BBC que ela foi uma “grande líder” e uma “boa amiga dos Estados Unidos”. Ele disse que a considerava uma “pessoa calorosa apesar de ter defendido com força seus pontos de vista”. Ele ainda não se manifestou nas redes sociais, onde costuma postar com frequência.De acordo com o jornal português Público, o ex-presidente da Polônia Lech Walesa disse que ela “foi uma grande personalidade, que fez muitas coisas pelo mundo e que contribuiu para a queda do comunismo na Polônia e na Europa de Leste, juntamente com o [ex-presidente dos Estados Unidos] Ronald Reagan, o Papa João Paulo II e o sindicato Solidariedade.”O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, também comentou a morte da ex-premiê no microblog: “Controvertida, valente, com caráter e amiga da Colômbia”.

A rainha Elizabeth II lamentou a morte e enviará uma mensagem privada à família, informou o Palácio de Buckingham.

(Momento Verdadeiro| Com Agências).

Comentários

  1. DEMOCRACIAS AGONIZAM - Samuel Abrams,Stanford- Na falta de atenção pública, elites motivadas , bem financiadas e às vezes radicais, capturam o processo legislativo em muitas capitais estaduais.Os legislativos são vuneráveis aos que acreditam com mais ardor numa causa, aqueles que ainda se preocupam o suficiente para arranjar tempo, levantar recursos, votar e fazer pressões.As pessoas que participam de governos locais e estaduais não costumam ser representantes das massas..Se 80% do eleitorado se mantem a margem, essa é uma receita para a demagogia e o cinismo.Estadão-31.03.2013-pg.A13

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.