Xuxa faz parte de caminhada em apoio à conscientização do autismo.

Gelsienny Terra
Repórter do Momento Verdadeiro.

A entidade Mundo Azul, órgão criado por pais de autistas, realizou uma caminhada neste domingo 7 de Abril, na orla do Leblon, que teve como proposta a conscientização e apoio ao autismo. Os participantes da entidade desejam que os direitos dos autistas sejam garantidos por meio de leis e que o governo crie projetos de lei que possam garantir os direitos dos autistas e de seus familiares.
(Reprodução Facebook)
A apresentadora Xuxa Meneghel, que é madrinha do órgão, também fez parte da caminhada, ao lado dos pais e de crianças portadoras do transtorno. E em seu discurso Xuxa falou: "Estamos aqui para lutar pelos direitos dos Autistas. Eles são diagnosticados tarde e quando chegam as escolas faltam profissionais preparados. Precisamos de professores psicólogos... profissionais capacitados. Precisamos respeitar suas necessidades especiais", discursou. Ao término da caminhada a rainha dos baixinhos postou em sua página do Facebook que recebeu muito carinho. "Passeata tudo azul terminou agora com pedido de socorro das famílias para que se respeitem os direitos dos autistas! Recebi muito carinho! Obrigada seguidores! (...)E pra terminar recebi um carinho especial do Rafael representante dos autistas do futuro! Ele disse que a gente tava ali p que os autistas do futuro não sofram o que ele sofreu!!! Bj Rafael!"

No Brasil, não há estatísticas oficiais sobre o transtorno funcional, mas segundo a Associação em Defesa do Autista (Adefa), uma das que ajudou na construção da proposta, cerca de 2 milhões de brasileiros têm o problema. Segundo a entidade, o autismo chega a ser mais comum entre crianças, que doenças como a aids e o diabetes. Para resolver o problema da falta de estatísticas oficiais, o projeto cria um cadastro único dos autistas.

Sobre o autismo: Foi definido em 1943, pelo psiquiatra austríaco Leo Kanner, como um transtorno que compromete a capacidade de comunicação e desenvolvimento de relações sociais do indivíduo, que passa a se comportar de modo compulsivo e ritualista. É diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas patologias. Os especialistas ainda não sabem explicar a grave dificuldade de relacionamento dessas pessoas.

Comentários

  1. fiquei feliz em saber que estao fazendo uma mobilizaçao em prol dos portadores sempre achei que eles merecem alguma ajuda governamental e tambem de diagnostico precoce

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.