Existe maneira correta de interpretar a Bíblia; entenda.


A Bíblia é a fonte mais importante da Teologia. A Bíblia é a base, mas também é um texto e como tal está sujeito a interpretação. E a leitura de qualquer texto pressupõe um processo de interpretação, consciente ou não. E no caso da Bíblia há muitos paradoxos, no campo teológico tem pessoas que acreditam que ela é: autoritativa, impecável e infalível

O professor Augustus Nicodemos Lopes diz que a melhor maneira de interpretar a Bíblia é usando o método "gramático-histórico de interpretação", esse nome foi dado a método da "Reforma Protestante", que segundo o pastor é mais antigo do que a reforma e pode ser encontrado na escola de interpretação de Antioquia, no século III, sendo que ele ganha notoriedade somente a partir da "Reforma Protestante". "Ele continua sendo o método por excelência do cristianismo histórico, porque está ligado ao conceito de uma Bíblia inerrante...", ressaltou.

"Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu. Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles." (2 Pedro 3:15-16). O apóstolo Pedro, por exemplo, considerou a cartas de Paulo como: "escrituras inspiradas e autoritativas" - "Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam." (2 Pedro 3:17).

O método gramático-histórico surgiu na "Confissão de Fé de Westminster". Estamos falando aqui de uma confissão de fé reformada, de orientação calvinista que foi adotada por muitas igrejas presbiterianas e reformadas ao redor do mundo, esta Confissão de Fé foi produzida pela Assembléia de Westminster e aprovada pelo parlamento inglês em 1643. A metodologia gramático-histórico da interpretação afirma que a Bíblia é infalível. Defende que a Bíblia é a palavra de Deus e que ela não erra. 

Claro que há quem não concorde, mas eu penso que é tudo uma questão de entendimento, embora o assunto seja muito complexo e divide opiniões. Eu, Washington Luiz, acredito que a Bíblia foi escrita por homens inspirados por Deus para transmitir sua mensagem, mas assim como Pedro disse "ignorantes e instáveis torcem" as escrituras e acabam conduzindo as pessoas ao erro. Além de alguns líderes está  usando a Bíblia para pregar uma teologia da prosperidade tirando proveito de textos aleatórios para construir fortunas explorando a fé.

(Texto de Washington Luiz - Teólogo e Jornalista)

Leia também:
Pastores verdadeiros se preocupam com o rebanho.

Comentários