NASA lança satélite 'IRIS' para estudar o Sol.

Washington Luiz
Repórter do Momento Verdadeiro

NASA (Agência Espacial  Americana) quer saber como o Sol atinge níveis elevados de temperatura e para isso lançou o satélite IRIS. Ele vai apontar um poderoso telescópio ultravioleta que vai mirar diretamente na cromosfera do Sol,  e através desse monitoramento a NASA quer obter informações mais detalhadas do que se tem observado até o momento. 
- Foto: NASA -
O Sol está a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra. O astro rei fornece luz e energia que torna possível a vida em nosso planeta. Nesta enorme bola de gases incandescentes se concentra uma temperatura de 15,5 milhões de graus Celsius. 


- Publicidade -
Segundo a NASA, essa produção de energia solar começa no núcleo onde os átomos de hidrogênio são convertidos em átomos de hélio. A agência acrescenta ainda que, mesmo estando longe do núcleo essa energia esfria, porque é mais longe da zona quente, mas depois é reaquecida , ainda mais do que era no centro. A fase em que o aumento de temperatura é misteriosa retorna ao chromosphere, uma área de interface entre o photosphere e corona, a última é a área mais quente do lado de fora e o sol a uma temperatura de um milhão de graus Kelvin. 

Saiba mais:

A  missão do IRIS é investigar o que acontece na cromosfera. Adrian Draw, um dos gestores do projeto, disse que "vai ver algo que não esperamos". 

(*) Com agências internacionais.

Comentários