Técnico de enfermagem é acusado de violência contra paciente dentro do CTI do Quinta D'or.

Neste domingo, 02 de junho, o "Fantástico", da "TV Globo", exibiu uma reportagem mostrando relatos de uma paciente que diz ter sofrido violência por um técnico de enfermagem, dentro do CTI de um grande hospital carioca. A vítima tem 36 anos e o caso aconteceu no hospital particular Quinta D'or, um dos maiores no Rio de Janeiro. “Eu me sentia extremamente vulnerável, incompetente, e eu tava apavorada com o que ele poderia fazer quando eu tivesse dormindo, quando não tivesse ninguém olhando”, disse a paciente.
(Imagem das câmeras de segurança do hospital divulgada no Fantástico)
Segundo a reportagem, no dia 9 de maio, ela sofreu uma cirurgia no fígado. Depois de oito horas de operação, ela foi encaminhada ao centro de Terapia Intensiva do hospital. "Eu estava impossibilitada de mover, não conseguia virar para os lados. Não conseguia levantar a voz, não conseguia respirar direito sem sentir dor. Eu tava deitada, eu to mais inconsciente do que consciente," relata a paciente.


O hospital Quinta D'or abriu uma sindicância interna e demitiu o técnico de enfermagem por quebra de protocolo. Em nota, diz que na hora do banho, é exigida a presença de dois funcionários. Brivaldo Xavier foi indiciado pela polícia. “Segunda-feira vamos encaminhar o inquérito devidamente relatado para Justiça”, diz o delegado. A pena prevista para este crime é de oito a quinze anos de prisão. 

(*) Com informações do "Fantástico".