Justiça proíbe apresentação de adolescentes do Bonde da Maravilhas.

A justiça proibiu adolescentes que integram o "Bonde das Maravilhas", grupo de funk que virou sucesso com "Quadradinho de Oito", de se apresentar em um show marcado para este sábado, 17, às 23h, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. A Juíza da Vara de Infância e da Juventude, Luciana Assad Luppi Ballalai, levou em conta o pedido feito pelo Conselho Tutelar 2, que aponta a violação de artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sobre a proteção e uso inadequado da imagem de menores de idade e a falta de informações sobre as condições de segurança do local.

Segundo o site G1, a juíza proíbe a participação das adolescentes de 13,16 e 17 anos no show – exceto se tiverem “autorização judicial expedida por juiz competente” – e justifica a decisão apontando que ao “apresentam-se praticamente seminuas, dançando coreografias altamente sensuais, elas estão inseridas em contexto erotizante que lhes deturpa a boa formação moral e sexual, com aberto convite à prostituição”.

O presidente do Conselho Tutelar 2 de Foz do Iguaçu, Paulo Batista, explicou que o pedido tinha como objetivo proteger tanto as integrantes do grupo como os espectadores. “O público do 'Bonde das Maravilhas' é basicamente de adolescentes. Como envolve menores de idade, os organizadores do show deveriam ter comunicado a Vara de Infância e da Juventude e os órgãos competentes com no mínimo cinco dias de antecedência, mas isso não foi feito”, observa.

Santos alega ainda que não há qualquer garantia de que seguranças foram contratados para garantir a proteção dos adolescentes e para evitar que consumam bebidas alcoólicas. “O próprio material de divulgação do show aponta que é ‘liberada a entrada de bebidas’”, apontou ao adiantar que uma equipe do Conselho Tutelar estará no local da apresentação para conferir o cumprimento da decisão. A juíza estabeleceu multa de R$ 100 mil no caso de a determinação ser desrespeitada.

Ao G1, David da Silva, um dos organizadores, assegurou que o show será realizado e que, diferente da programação anterior, menores de 18 anos não poderão entrar. “Vamos acatar a decisão da juíza e, para compensar os fãs, em breve devemos anunciar um novo show sem esta restrição de idade, a exemplo da apresentação que faremos hoje também em Cascavel e no Paraguai. Isso só aconteceu porque não fizemos o comunicado com antecedência, mas temos todas as outras autorizações da prefeitura, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil.” (Com informações do "G1").

Leia mais: Bonde das Maravilhas de volta com novo quadradinho