Suprema corte italiana condena Silvio Berlusconi.

(Reprodução/TV Globo)
Itália: A suprema corte confirmou nesta quinta-feira (1) a condenação do ex-primeiro ministro, Silvio Berlusconi, por evasão fiscal. Mas deixou para outro tribunal a decisão sobre se ele poderá concorrer a cargos públicos. A informação é do Jornal Nacional, da TV Globo.

De acordo com a reportagem, foram 10 anos de processo. Silvio Berlusconi foi condenado, em terceira e última instancia, a quatro anos de prisão por fraude fiscal, por ter superfaturado os preços dos direitos de programas e filmes, na sua rede de canais de TV.

Berlusconi tem direito a três anos de redução da pena, pelas cadeias lotadas. Mas por ter mais de 70 anos, não vai cumprir pena na prisão. Poderá ficar um ano preso em casa ou fazer algum trabalho social e tem até outubro para decidir.

A parte da sentença que pedia o afastamento dele da vida pública durante cinco anos foi anulada e enviada para um tribunal de Milão.

Os aliados consideram uma sentença política. E alguns querem que Berlusconi tire o apoio do partido ao atual primeiro ministro, Enrico Letta, mas para Silvio Berlusconi talvez não convenha derrubar este governo.