Doar dinheiro a político tem retorno de até 850% no Brasil.

O processo eleitoral brasileiro atualmente está focado basicamente em dinheiro. Segundo o juiz Márlon Jacinto Reis, que é um dos criadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o cidadão, quando vai às urnas, não escolhe o candidato por ideologia ou pelas propostas de governo que oferece ao eleitor, explica Reis em entrevista ao site "R7".

"Há uma pesquisa do Instituto Kelloggs no Brasil que mostra que a cada R$ 1 investido nas campanhas [políticas] há um retorno em contratos públicos da ordem de R$ 8,50. É um lucro de 850%. É o melhor negócio que conheço até agora. É melhor do que vender água," argumentou o juiz apontando o estudo do Instituto Kellogg que indica que as empresas que doam dinheiro para campanhas eleitorais têm um retorno de até 850% em cima do valor que investiram no candidato.

O MCCE se encontrou com a presidente Dilma Rousseff em Brasília para expor os pontos da “Campanha Eleições Limpas”. O projeto prevê o fim do financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas, limite para doação de pessoa física para partidos e eleição para o Legislativo em dois turnos, com a escolha dos partidos no primeiro e dos candidatos propriamente ditos no segundo.

*Com informações do site R7.com