Ciganos são acusados de sequestro de menina apelidada de "anjo loiro".

Internacional: A menina, apelidada de "anjo loiro", cuja descoberta provocou uma enxurrada de telefonemas de pais de crianças desaparecidas, pode ter sido vítima de um casal de ciganos. De acordo com a Agence France Presse (AFP), um homem, de 39 anos, e sua esposa, de 40 anos, tiveram a prisão decretada por um tribunal de Larissa, no centro da Grécia, nesta segunda, 21 de outubro. O casal é acusado de sequestrar a menina.
Segundo a agência de notícias francesa, a polícia encontrou a menina loira, de olhos verdes e que se chama Maria em um acampamento de ciganos na cidade de Farsala, no centro do país, na quarta-feira, e o casal foi preso depois que exames de DNA mostraram que eles não tinham parentesco com ela. A descoberta da menina teve um forte impacto nos pais de crianças desaparecidas em todo o mundo, incluindo os pais da menina britânica Madeleine McCann, que desapareceu em Portugal em maio de 2007.

Enquanto a polícia acredita que ela pode ter sido raptada no momento de seu nascimento, o casal afirma que ela foi abandonada pela mãe biológica, que, segundo eles, é búlgara, porque não podia criá-la. "Trata-se de uma mulher que não podia criar a menina e que, por intermédio de um terceiro, a confiou ao casal em 2009, pouco depois de seu nascimento", afirmou no fim de semana uma das advogadas do casal, Marietta Palavra. "Não houve nenhum sequestro, roubo, tráfico", insistiu seu colega Konstantinos Katsavos, que também representa o casal. "Eles não compraram a criança", acrescentou.

"Sabemos que os pais (da menina) eram provenientes da Bulgária", declarou Marios Sainopoulos, um representante da comunidade cigana na Grécia, à Skai TV nesta segunda-feira. "A mãe deu a criança porque ela não poderia criá-la, a criança não foi sequestrada", insistiu. A "Smile of the Child" declarou ter recebido milhares de ligações e e-mails em resposta à cobertura da mídia internacional da descoberta de Maria. "Até domingo à noite, recebemos mais de 8 mil ligações e milhares de e-mails", declarou à AFP Panagiotis Pardalis, porta-voz da instituição.

As autoridades gregas estão trabalhando com a Interpol para localizar os pais biológicos de Maria em um nível europeu de pesquisa, de acordo com uma fonte da polícia. (Fonte: Agence France Presse -AFP).

Mais notícias na coluna 'Internacional':

Comentários