Jovem que foi alvo do Talibã, recebe o prêmio Sakharov no Parlamento Europeu.

Internacional - Muitos se lembram da menina Malala Yousafzai, paquistanesa que era contra o extremismo religioso e defendia os direitos das meninas de irem à escola? Aquela que mesmo tão nova, teve coragem de denunciar as leis impostas pelo Talibã entre 2007 e 2009 na região do Vale do Swat, noroeste do Paquistão e foi alvo de um ataque em 9 de outubro de 2012, quando voltava da escola em um ônibus escolar? Malala escapou da morte, mesmo atingida na cabeça, e seu espírito corajoso fez dela um ícone internacional.

E por esse espírito guerreiro e de coragem, Malala Yousafzai agora recebeu nesta quarta-feira o prestigioso prêmio Sakharov para os Direitos Humanos no Parlamento Europeu por sua luta pela educação. Ela recebeu sob fortes aplausos o prêmio das mãos do presidente do Parlamento, Martin Schulz, que afirmou que ela "deu esperança a milhões de pessoas". Pois em 6 de setembro de 2013 a adolescente Malala recebeu o prêmio 'International Children's Peace' na Holanda.

Malala foi indicada em outubro por unanimidade pelos presidentes dos grupos do Parlamento Europeu, ela superou o americano Edward Snowden, autor das revelações sobre o programa de espionagem mundial conduzido pelos Estados Unidos. Porém o Talibã paquistanês não gostou que a jovem tenha recebido esse prêmio e respondeu a esta condecoração com novas ameaças de morte contra a jovem.
Malala aproveitou e fez um apelo aos países Europeus: "Faço um apelo aos países europeus para que ajudem os países da Ásia, o meu país, o Paquistão, em matéria de educação e desenvolvimento". E completou, "Este prêmio é um incentivo à minha luta pelo direito de todos à educação e pela proteção da infância." O Prêmio Sakharov é concedido anualmente a um defensor dos direitos humanos e da democracia.

(*) Com informações do Terra