Morre aos 92 anos, o ator Jorge Dória, o Maurição, do Zorra Total.

O ator Jorge Dória, de 92 anos, faleceu na tarde desta quarta-feira, dia 6 de novembro. O ator, que estava internado desde o dia 27 de setembro no CTI do Hospital Barra D'or, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, quando deu entrada com um quadro de pneumonia, foi vítima de complicações cardiorrespiratórias e renais. 

Segundo informações da TV Globo, o corpo do ator será sepultado nesta quinta-feira (7), no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio. O velório, na Capela 1, foi confirmado para a noite desta quarta-feira, de acordo com a viúva do ator, Isabel Cristina Gasparin.
O portal de notícias "G1" divulgou um resumo da vida artística desse brilhante ator. "Dória iniciou sua carreira artística na década de 40. De acordo com o depoimento que deu ao Memória Globo, em 2002, sua estreia no cinema foi no melodrama “Mãe”, de 1947, do radialista Teófilo Barros. Com uma carreira que inclui mais de 80 participações em filmes, teatro, novelas e seriados, o ator se destacou na comédia, na primeira montagem de “A gaiola das loucas”, de 1974, baseado no texto do autor francês Jean Poiret.

Na TV, o ator teve destaque em 1970, na extinta TV Tupi. Três anos depois fez sua estreia na TV Globo na primeira versão da “A grande família”, interpretando o funcionário público Lineu, hoje vivido por Marco Nanini. No "Zorra Total", interpretava Maurição, pai machista de Alfredinho (Lúcio Mauro Filho). Seu bordão era “Mas onde foi que eu errei?”, em alusão ao fato de o filho se vestir de mulher, chamá-lo de “papi” e usar gírias faladas por gays. A matéria sobre a vida de Jorge Dória na íntegra está disponível" (aqui).
Depois da triste notícia da morte de Jorge Dória, muitos famosos usaram as redes sociais para prestar a última homenagem ao ator. Eri Jonhson - "Estou muito triste. Mais um mestre foi embora. Jorge Dória, que Deus te receba com merecidos aplausos." David Brazil - "E Jorge Dória nos deixou! Tive o prazer de trabalhar e conviver com ele. Foi meu padrinho na minha estreia no teatro na peça 'A gaiola das loucas', em 1995. Ele me ajudou tanto, e como me ajudou! Amigo, divertido e humano... Que descanse em paz!" - Débora Nascimento - "Jorge Dória." - (Momento Verdadeiro com agências).