Clinton diz que o desafio da América Latina é acelerar o crescimento e reduzir as desigualdades.

Nesta segunda-feira, 09 de dezembro, durante o discurso de abertura do evento Clinton Global Initiative Latin America, promovido pelo ex-presidente norte-americano Bill Clinton, no Rio de Janeiro, a presidente da República, Dilma Rousseff, ressaltou que o Brasil conseguiu criar um grande mercado consumidor interno, graças a políticas como transferência de renda e valorização do salário mínimo.

Dilma disse que o Brasil é uma terra de oportunidades, já que é um grande produtor de alimentos, possui muitos recursos naturais, tem uma indústria diversificada, além de estar na vanguarda da produção de energia renovável.

A presidenta informou que a produção de petróleo em Libra e em outros campos do pré-sal permitirá ao país ampliar os investimentos em educação, a fim de que o país possa sustentar a erradicação da pobreza e ter um desenvolvimento com base na tecnologia e inovação.

O ex-presidente americano Bill Clinton disse que após vários anos de bem-sucedidos programas de redução da pobreza com crescimento, o desafio que surge para a América Latina é acelerar o crescimento sem deixar de reduzir as desigualdades. "É necessário acelerar o crescimento e ao mesmo tempo seguir reduzindo as desigualdades."

Para Clinton, o déficit em investimentos em infraestrutura na América Latina pode ser reduzido se os Governos da região alinharem as normas para o investimento privado nessa área. "Esses projetos podem ser iniciados se os Governos da região estabelecerem normas igualitárias", afirmou o ex-presidente americano.

Redação do Momento Verdadeiro/Com Agências.

Comentários