Solo da lua é fotografado pela sonda chinesa Chang’e 3.

A agência Xinhua noticiou nesta sexta-feira, 13 de dezembro, que a primeira sonda lunar da China entrou na órbita do satélite natural da Terra. Horas após a sonda não tripulada chinesa Chang’e 3 pousar neste sábado (14) na cratera lunar Sinus Iridum, a agência estatal chinesa divulgou as primeiras imagens feitas já em solo lunar.

De acordo com informações do portal G1, a sonda Chang'e 3, que recebeu o nome em homenagem a uma deusa da mitologia chinesa, carrega um veículo movido a energia solar chamado Yutu (ou Coelho de Jade, numa tradução livre), que irá fazer escavações e pesquisas geológicas.

A China é o terceiro país a enviar uma sonda à Lua, depois da União Soviética e dos Estados Unidos.​ A missão da sonda foi saudada com expressões de orgulho por internautas chineses e pelo governo de Pequim, que quer capitalizar a excitação despertada pela façanha, que vende réplicas da Coelho de Jade feitas em zinco e prata.

A Yutu tem seis rodas, quatro câmeras e dois braços mecânicos que conseguem cavar até 30 metros para retirar amostras do solo. A sonda funcionará durante três meses e poderá se deslocar a velocidade máxima de 200 metros por hora.

Satélite sino-brasileiro CBERS-3 cai na Terra.
Chuva anual das geminídeas atinge o seu pico na madrugada de sábado.

Momento Verdadeiro | Fontes G1 e Terra.