Alto índice de raios ultravioleta deixa a região Sudeste e Sul em alerta.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) emitiu alerta a respeito dos altos índices de radiação ultravioleta que cobre a região Sudeste e Sul do Brasil. A informação foi divulgada no portal G1.

De acordo com o órgão, o ozônio é o principal gás da atmosfera responsável pela absorção da radiação ultravioleta, porém nesses dias a concentração do gás na atmosfera será menor sobre essas regiões do país. O meteorologista Leandro Puchalski disse que o calor e sensação de abafamento devem estar presentes em todo o estado nesta sexta, com sol em praticamente todas as regiões de Santa Catarina. "É importante destacar que este índice de raios ultravioletas vai de 1 a 14 e deverá estar na casa dos 13 apenas no horário mais forte do sol, no final da manhã e início da tarde".

Ainda de acordo com o meteorologista, há outros fatores que podem influenciar na medida, como a nebulosidade. "Se a nebulosidade for maior, também ajuda a filtrar a radiação. Essa medida de 13 pontos é considerada em um céu limpo", afirmou Puchalski. No decorrer desta sexta-feira a nebulosidade deverá aumentar, com chance de chuva de verão, especialmente à noite.

Santa Catarina deve ter alto índice de raios ultravioleta nesta sexta-feira (10). De acordo com especialistas, a radiação UV atinge nível máximo e deve seguir deste modo até sábado (11) no estado catarinense. 

No sábado (11) o índice ainda seguirá alto, "mas um pouco menos porque o dia já deverá ter aumento de nuvens que acabam sempre absorvendo um pouco a radiação UV. A partir de domingo não teremos mais índice alto em Santa Catarina devido a previsão de chuva", afirma Puchalski.

Fonte: G1

Comentários