Cientistas descobrem um "Grand Canyon" debaixo de manto de gelo na Antártica.

Cientistas descobriram uma falha do tamanho do Grand Canyon escondida debaixo do manto de gelo da Antártica, uma cordilheira congelada com um imenso vale de mais de três quilômetros de profundidade e 300 quilômetros de comprimento, que afirmam contribuir para o degelo e a consequente elevação do nível do mar. A falha, com cerca de 1,5 km de profundidade, 10 km de largura e 100 km de extensão, foi detectada pelos pesquisadores que usaram um radar para medir a topografia subglacial.

O chão desse "Grande Canyon" subglacial está a cerca de 2 mil quilômetros abaixo do nível do mar. Formada há alguns milhões de anos, a região descoberta é possivelmente o "berço" do Manto de Gelo da Antártica Ocidental. Os detalhes da descoberta foram publicados na edição deste mês da revista científica Geological Society of America Bulletin.

O vale foi encontrado durante pesquisas para mapear as áreas submersas da Antártica. Os pesquisadores usaram radares com tecnologia para penetrar no gelo e dados de observações por satélites. Depois, em viagens a Antártica, usaram aeronaves e veículos para transporte na neve para conseguir mapear toda a extensão do vale.

A descoberta deverá ter papel fundamental nas pesquisas sobre o clima no futuro. A Antártica Ocidental é a parte do Polo Sul que está mais vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas. Apesar da maior parte da Antártica não estar derretendo, a porção ocidental viu a temperatura aumentar: o derretimento de gelo na península subiu quase dez vezes. Conhecer a geografia submersa pode ser fundamental para entender como será o comportamento da região em um clima mais quente.

(*) Com Agências: G1/ Época

Comentários