Frio deixa parte das Cataratas do Niagara congeladas, confira as fotos.

Na América do Norte, parte das Cataratas do Niagara, na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, congelou por causa de uma frente fria vinda do Ártico. As três quedas d’água com mais de 50 metros ficaram cobertas com esculturas naturais de gelo para a satisfação de fotógrafos amadores e profissionais. A temperatura chegou a -29°C, com sensação térmica inferior a -50°C. Um frio que não se sentia desde 1942.

O Sul do Canadá, o Nordeste e o Midwest dos Estados Unidos enfrentam desde o início da semana um grande de frio, provocada por uma variação do vórtice polar, uma massa de ar frio e denso que costuma circular sobre o Ártico mas que, por vezes, chega a latitudes mais baixas. Estima-se que devido a esta frente fria, tenham sido afetadas 240 milhões de pessoas.

Na zona das cataratas do Niagara, que fica na fronteira entre o estado norte-americano de Nova Iorque e a província canadense de Ontario, as temperaturas desceram até aos 18,8 graus abaixo de zero na terça-feira. Com a ação do vento, a sensação térmica era de 28,8 graus negativos.

Resultado? Uma paisagem pintada de branco e repleta de verdadeiras esculturas naturais de gelo, em forma de estalactites, sobretudo nas American Falls, as cataratas que ficam em solo americano. Mas com a subida das temperaturas, os meteorologistas preveem que os termômetros atinjam uns amenos 12 graus no fim desta semana, as autoridades temem que o degelo provoque inundações nas zonas de Grand Island e Cayuga Island.

Não é a primeira vez que este fenómeno ocorre. A 29 de Março de 1848, duas das três quedas de água do Niagara congelaram completamente durante várias horas. Em 1936, as cataratas do lado americano também congelaram. Até 1912, os visitantes podiam mesmo andar sobre a água gelada do rio mas nesse ano, a 4 de Fevereiro, um bloco de gelo quebrou e três turistas morreram.








(*) Momento Verdadeiro com Agências./ Fotos: Aaron Harris/ Reuters

Comentários