SUS: The Game - jogo critica SUS e hospitais públicos.

SUS: The Game, é um jogo que foi desenvolvido pela dupla Ricardo Bencz e Luis Alojziak durante uma maratona de desenvolvimento independente, na qual cada equipe tem 72 horas para terminar seu projeto, a Ludum Dare.

O SUS: The Game, é gratuito e  faz uma crítica social ao Sistema Único de Saúde, que completou 25 anos em 2013, e com as condições dos hospitais públicos brasileiros. Nele o jogador é um paciente que tenta ser atendido antes de morrer. 

"Só há um médico que pode tratá-lo, encontre ele ou ela antes que seja tarde demais! Ninguém se importa com você e nem quer te ajudar, então boa sorte!", diz a descrição do jogo.


Para jogar é simples: deve usar as setas do teclado para andar para a esquerda e a direita, e pode apertar para cima para entrar em escadarias e portas. O objetivo é encontrar um médico que possa atender o seu personagem antes que ele morra. O jogador tem, por exemplo, que conseguir ultrapassar as atendentes, que se divertem animadamente em redes sociais como Twitter, Facebook e o YouTube.

Embora “SUS- The Game” possa estar sendo considerado radical quando diz que ninguém irá ajudá-lo na rede pública de saúde, não se pode dizer que esteja distante da realidade, já que muitas são as reclamações dos usuários do SUS. Nota-se que a nota do SUS no índice de desempenho chamado IDSUS, lançado pelo próprio governo em 2012, é de 5,4, de um total de 10.

Ao site TechTudo, Ricardo Bencz, um dos criadores do game disse o motivo de terem desenvolvido um jogo baseado em um ambiente hospitalar. “A ideia inicial de passar em um hospital veio da minha namorada, porque tivemos que ir ao SUS alguns dias antes do evento”, disse. E acrescentou: “Muitas pessoas já escreveram textos relatando seus problemas e outras criaram charges satirizando o sistema público de forma geral. Como somos desenvolvedores de jogos, criamos uma experiência com teor irônico que seja semelhante ao que passamos quando usamos algum serviço do SUS”.

(*) Com informações do Exame Info/ Correio do Estado.

Comentários