Vacina nasal contra a coqueluche foi testada com sucesso em humanos.

Um estudo preliminar divulgado nesta quarta-feira (9) no periódico on-line "PLOS One" mostrou que uma vacina nasal contra a coqueluche foi testada com sucesso em humanos e uma única dose dela poderá ser suficiente para proteger os bebês com menos de seis meses. 

De acordo com o programa "Bem Estar", da TV Globo, a doença voltou a ser motivo de preocupação há alguns anos em vários países ocidentais, como Estados Unidos, Austrália, Grã-Bretanha e França.

A vacina experimental foi preparada por uma equipe de pesquisadores europeus no âmbito de um consórcio europeu liderado por pesquisadores do Inserm. Ela é geneticamente modificada e especialmente concebida para uma administração nasal. Segundo a coordenadora do projeto Child-Innovac, Camille Locht, o medicamento foi aplicado com sucesso em 48 pessoas adultas em um teste de fase 1, que permitiu mensurar, sobretudo, sua inocuidade.

Sobre a coqueluche: patologia respiratória altamente contagiosa e de origem bacteriana continua a atingir milhões de pessoas e é responsável por cerca de 300 mil mortes todos anos no mundo, sobretudo, nos bebês muito novos para serem imunizados pelas vacinas atuais.

Com informações do programa "Bem Estar".


Comentários