DCE da PUC-Rio emite nota de repudio a professores que ironizaram passageiro.


No início da tarde desta sexta-feira, 7 de fevereiro, o Diretório Central de Estudantes da PUC-Rio, Roda Viva, emitiu nota de repúdio ao caso dos professores que postaram no Facebook comentários considerados ofensivos sobre um passageiro no Aeroporto Santos Dumont. O homem, que estava de bermuda e camiseta, foi chamado de 'Mr.Rodoviária'.

No texto, o DCE lamenta a conduta dos docentes, a quem atribuem o dever e função social de formar cidadãos.

“É com grande pesar que lemos as declarações claramente classistas proferidas por professores de nossa Universidade. O DCE PUC-Rio rejeita qualquer atitude de tamanho preconceito e lamenta que docentes as reproduzam em suas redes sociais, disseminando assim um ideário repudiado por nossa gestão, a qual luta por uma cada vez maior democratização dos espaços – principalmente o das Universidades.” diz parte da nota.


O reitor da UNIRIO, Luiz Pedro Jutuca, informou, também em nota, que não teve a intenção de ofender o passageiro da foto postada na última quarta-feira, no Facebook da professora Rosa Marina Meyer, da PUC-Rio. Jutuca lamentou a repercussão do caso e afirmou que se referia ao estado dos aeroportos do país. No post de Rosa, o professor comentou: “o glamour foi pro espaço”.

Na noite da última quinta-feira, a professora de Letras também pediu desculpas pelo comentário. Em seu Facebook, Rosa pediu desculpas à pessoa retratada na foto e afirma que não quis ofender ninguém.

O caso ganhou repercussão depois que a imagem foi divulgada pelo perfil da personagem Dilma Bolada, onde recebeu várias críticas. Na foto, onde aparece um homem lanchando no aeroporto, Rosa comentou: “aeroporto ou rodoviária?”. Logo abaixo, ela e os colegas, também acadêmicos, ironizam o comportamento do passageiro.


Abaixo a nota postada pelo reitor da UNIRIO:

"O reitor da UNIRIO, professor Luiz Pedro San Gil Jutuca, lamenta a repercussão e a má interpretação de seu comentário em publicação da rede social Facebook, e garante que não pretendeu, em momento algum, manifestar-se de forma preconceituosa ou ofensiva. A intenção foi apenas se referir ao estado dos aeroportos no país, que não remete mais aos tempos passados, e não criticar qualquer pessoa ou comportamento. No entanto, o reitor reitera o pedido de desculpas àqueles que se sentiram ofendidos pelo comentário."

(*) Fonte: jornal Extra

Comentários

  1. O pior e saber que são todos professores universitários,alem de um reitor.Por isto e que o Brasil esta em penúltimo lugar no ranking mundial da educação ....se a Puc for uma universidade seria despedira todos os envolvidos nesta chacota. lembrando que poderia ser eu ou vc a vitima deles

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.