'Flappy Bird', jogo que une gráfico simples e dificuldade alta, vira hit.

Depois de "Angry Birds", "Plants Vs. Zombies", "Jetpack Joyride", "Candy Crush" e muitos outros, o mais recente jogo de sucesso nos smartphones se chama "Flappy Bird". E o título, primeiro lugar entre os jogos grátis nas lojas virtuais iTunes e Google Play não ganhou toda esta repercussão por conta de gráficos ou de um esquema de jogo revolucionário. "Flappy Bird" se tornou famoso por conta da sua simplicidade e da sua dificuldade excessiva.

O game é tão difícil que já ganhou tópicos específicos em fóruns sobre games e até vídeos no YouTube que mostram usuários ficando com raiva após ver a palavra "Game Over" na tela do celular. E mesmo com esta dificuldade, o jogo é extremamente viciante, inclusive para jogadores casuais, que não jogam games com frequência. Estes estarão no mesmo nível de jogadores mais experientes em "Flappy Bird".

Criado pelo desenvolvedor vietnamita Dong Nguyen, do estúdio .Gear, o jogo exige que o jogador conduza um pássaro, tocando na tela para que ele possa voar e, com isso, desviando de obstáculos que lembram os canos verdes dos games de Super Mario. Cada toque na tela é uma baida de asas do pássaro, que sobe um pouco na tela - ele anda sozinho da esquerda para a direita. Entretanto, ao simples toque em qualquer parte do cenário, é fim de jogo. A pontuação é dada pelo número de canos que o usuário conseguiu passar.


Lançado em maio de 2013, só recentemente o game ganhou notoriedade recentemente por conta da imensa quantidade de tuítes e de vídeos no YouTube de pessoas reclamando da dificuldade do título. "Flappy Bird" se tornou o aplicativo grátis número um das lojas, superando "apps" do Facebook, YouTube, Skype e Netflix, além de jogos como "Candy Crush Saga".

Nguyen, em entrevista ao site "Chocolate Lab Apps", disse que não esperava tanta repercussão em cima do jogo e que "teve sorte" por conta da exposição de sua criação. Ele também afirmou ter criado o game sozinho em três dias e que a simplicidade dos comandos para controlar o pássaro "foi a chave para o sucesso".

Entretanto, há suspeitas de que o desenvolvedor tenha usado "bots" (robôs), softwares que realizam uma mesma ação de forma automatizada, tentando se passar por um ser humano com o objetivo de aumentar o número de downloads e o número de análises positivas do game nas lojas virtuais. No iTunes, "Flappy Bird" tem mais de 567 mil análises e tem uma média de avaliação de quatro estrelas em um total de cinco.

Ao ser questionado sobre o uso de "bots", Nguyen parou de dar entrevistas e tuitou uma mensagem, dizendo que "a imprensa está exagerando" nas reportagens sobre o jogo e pediu para que o "deixassem em paz". "É algo que eu nunca quis", disse. Independentemente de ter usado "bots" ou não, "Flappy Bird" é o game mais baixado atualmente para smartphones e tablets. Assim como os jogos viciantes dos anos anteriores, ainda veremos muitas pessoas com raiva do jogo ao tentar passar por apenas dois canos. Não é à toa que o título é considerado o "Dark Souls" - um dos jogos de RPG mais difíceis dos últimos anos - dos jogos casuais.


(*) Fonte: coluna Games/ G1

Comentários