Medicina se aproxima da cura do vitiligo.

Pesquisadores avançaram no tratamento e se aproximaram da cura do vitiligo. Uma nova estratégia para combater o vitiligo foi testada com sucesso em camundongos e pode ser capaz de impedir a progressão da doença e ainda reverter as manchas brancas já presentes na pele. A descoberta foi feita por pesquisadores das Universidades de Massachusetts, nos EUA, e da Colúmbia Britânica, no Canadá, identificaram que tanto humanos quanto camundongos com vitiligo apresentavam quantidades elevadas de uma molécula chamada CXCL10. Os roedores que possuíam baixas quantidades dessa molécula desenvolviam formas amenas da doença, com pouca despigmentação. Os resultados foram publicados na revista científica "Science Translational Medicine" nesta quinta-feira (13).

De acordo com a publicação, os cientistas testaram anticorpos capazes de bloquear a molécula CXCL10 em camundongos que já tinham a doença. O tratamento não só freou o desenvolvimento do problema, como fez regredir as manchas brancas já existentes. 

O vitiligo é uma doença autoimune em que as células do sistema de defesa do organismo atacam os melanócitos, células produtoras de melanina (pigmento que dá cor à pele).

Com informações do G1.

Comentários