Vulcão deixa três mortos na Indonésia.


A erupção do vulcão Monte Kelud, em Java, Indonésia, lançou cinzas e  pedras incandescentes que caíram sobre cidades e povoados da região, dentre elas Surabaya, nesta sexta-feira, 14.  As autoridades tiveram de retirar mais de 100 mil moradores, além de fechar sete aeroportos, segundo informações pelo menos até o momento três pessoas morreram.

A agência da Indonésia responsável por atendimento a desastres informou que os barulhos da erupção, ocorrida durante a noite, podiam ser ouvidos a até 200 quilômetros de distância. Um homem de 80 anos e uma mulher de 60 morreram na vila de Pandansari, perto da montanha, quando os telhados de suas casas ruíram por causa do peso das cinzas e das pedras vulcânicas, informaram autoridades locais. No mesmo povoado, um homem de 70 anos morreu na queda de uma parede enquanto aguardava o resgate.

O aeroporto internacional de Surabaya e os aeroportos de cidades como Malang, Yogyakarta, Solo, Bandung, Semarang e Cilacap foram fechados em razão da redução da visibilidade e o perigo que as cinzas representam para as turbinas dos aviões, informou o porta-voz do ministério dos Transportes, Bambang Ervan. A empresa aérea Virgin Austrália informou que havia cancelado parte de seus voos desta sexta-feira que partiriam da Austrália em razão da erupção. Os locais afetados incluem as ilhas de Bali, na Indonésia, e de Phuket, na Tailândia.

Há cerca de 130 vulcões ativos na Indonésia. No início do mês, o Sinabung, no oeste de Sumatra, matou 16 pessoas. 

(*) Com Agências AFP/ DM

Comentários