CPI da Petrobras deve convocar Guido Mantega.

Política: Os oposicionistas que integram comissão externa da Petrobras querem antecipar informações sobre o caso. O líder do Solidariedade, deputado Fernando Francischini (PR), que ainda busca uma vaga na comissão, disse que a intenção dos partidos de oposição é apresentar requerimentos de convocações e pedidos de informação nas comissões permanentes da Câmara.

Um dos principais requerimentos será apresentado à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e trata da convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, atual presidente do Conselho da Petrobras.

"Esta é uma das primeiras ações que estamos fazendo em paralelo aos nossos requerimentos para criar a Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras”, disse Francischini. “O objetivo é conseguir todas as informações necessárias, preparatórias à CPI e à comissão externa que deve ser instalada na semana que vem, na quarta-feira (2)."

O PMDB informou hoje que apoiará os requerimentos para ouvir autoridades sobre a Petrobras.

Propinas e refinaria - A comissão externa tem como objetivo acompanhar a investigação de denúncias de que a empresa SBM Offshore, com sede na Holanda, teria pago propina a funcionários da Petrobras para conseguir contratos de locação de plataformas, deverá ser formada na semana que vem.

Já a proposta para criar a CPI da Petrobras visa investigar a compra pela empresa de uma refinaria na cidade de Pasadena, no estado norte-americano do Texas, em 2006. CPIs separadas na Câmara ou no Senado não estão descartadas.


Reportagens divulgadas nos últimos dias revelam que a estatal brasileira teria desembolsado, ao final da transação, em 2012, mais de 1 bilhão de dólares (US$ 1,18 bilhão) no negócio, quase 30 vezes o valor pago em 2005 pela empresa belga Astra para adquirir a mesma refinaria.

Palco - O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que a oposição quer apenas um "palco" para tentar desgastar o governo.

"As matérias referentes à Petrobras não são conclusivas, até porque do ponto de vista da investigação, que é o que interessa para população brasileira e para nós também, portanto, ela já está sendo feita pela Polícia Federal, Ministério Público, Tribunal de Contas e CGU", afirmou Chinaglia.

Integrantes - A comissão externa da Câmara sobre a Petrobras terá cinco integrantes da base governista: Luiz Alberto (PT-BA), Lucio Vieira Lima (PMDB-BA), Paulo Magalhães (PSD-BA), Anthony Garotinho (PR-RJ), e Mário Negromonte (PP-BA); e três integrantes da oposição: Onyx Lorenzoni (DEM-RS); Carlos Sampaio, (PSDB-SP) e Fernando Francischini (SDD-SP), ou Alexandre Roso (PSB-RS).

O coordenador do grupo será Maurício Quintela (PR-AL), que é integrante da Mesa Diretora.

Fonte: Agência Câmara de Notícias. | Foto: Reprodução.

Comentários