Operação Homem ao Mar desarticula quadrilha em SC.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (10/3),  a 'Operação Homem ao Mar' com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada na falsificação de Cadernetas de Inscrição e Registro de trabalhadores marítimos, bem como na produção de certificados falsos de conclusão de cursos dessa especialidade.  A ação ocorreu nos municípios catarinenses de Penha e Balneário Piçarras, com o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão.

Nos últimos dois anos, diversos inquéritos foram instaurados em Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo após a apreensão, pelas Delegacias da Capitania dos Portos desses estados, desse tipo de documento falsificado. Muitos dos supostos trabalhadores marítimos apontavam os falsificadores como indivíduos residentes no litoral catarinense, o que deu início à investigação. A Capitania dos Portos de Itajaí colaborou realizando levantamentos preliminares, a fim de subsidiar o trabalho da Polícia Federal.


Foram realizadas buscas em quatro imóveis em Penha (Armação) e dois em Balneário Piçarras. Foram apreendidos certificados de conclusão de cursos falsos, carimbos, além de etiquetas falsificadas em nome de supostos aquaviários. Também foram apreendidos computadores e telefones celulares dos envolvidos.

Os investigados poderão ser indiciados por falsificação de documento público e formação de quadrilha.

Por: Comunicação Social da PF 

Comentários